#Oratória é a capacidade de articular mensagens, dados e ideias, de forma clara e convincente, sendo um skill extremamente importante e valorizado no mundo dos negócios.
E ela não se restringe aos apresentadores de grandes audiências. Seja em uma prospecção de negócios ou em uma reunião de equipe, uma apresentação bem articulada pode transformar números frios em insights valiosos, ajudando a direcionar estratégias e influenciar na tomada de decisão mais assertivas.
Além disso, a oratória é essencial para gerar engajamento e por isso desempenha um papel importante na construção de relacionamentos interpessoais. Ao contar histórias envolventes e conectar-se emocionalmente com o público, fortalece-se os laços entre orador e ouvintes, promovendo um ambiente de confiança e credibilidade. Não é à toa que pessoas que são hábeis na arte da oratória são frequentemente percebidas como mais confiáveis e competentes, o que pode ser um importante impulsionador do sucesso professional e abrir muitas portas.
No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades ao se apresentarem porque não sabem muito bem como contar suas histórias de forma cativante e relevante. Adicionalmente, a ansiedade e o medo do julgamento podem inibir a capacidade de uma comunicação eficaz, levando a apresentações monótonas e pouco inspiradoras.
Desenvolver uma boa oratória pode não ser tão natural para alguns e requer prática e empenho. Aqui estão algumas dicas valiosas que podem ajudá-lo a praticar e aprimorar suas habilidades de apresentação:
1. Evite pausas como “é”, “ah”, “hmmm” etc. Uma boa dica pra isso é gravar a você mesmo enquanto você treina para sua apresentação. Preste atenção à sua linguagem corporal, entonação e ritmo da fala… Você ficará surpreso com a quantidade de vícios de linguagem que você nem percebe;
2. Treine, treine, treine! Não simplesmente decore sua apresentação; pratique-a bastante para que sua história flua com facilidade;
3. Faça contato visual com a audiência. Essa é uma ótima forma de saber se eles estão engajados e quando é o melhor momento de perguntar “vocês têm alguma dúvida?”
4. Saiba o momento de capturar a audiência. Defina na sua apresentação onde estão os pontos fortes. Nesse momento, mude o tom, chame a atenção, faça-os entender que essa é uma mensagem importante
5. Conduza os ouvintes pela sua história. Ajude-os a acompanhar suas mensagens e conclusões junto com você. Dessa forma, será muito mais fácil convencê-los e influenciá-los ao final da sua apresentação.
6. Assista a discursos de oradores proficientes e analise suas técnicas de comunicação: Observe como eles estruturam seus discursos, usam a linguagem para cativar a audiência e mantêm o interesse do público.
Mas, seja autêntico! Adapte o que você aprendeu ao seu estilo e personalidade.
Também conte com a Presentare para aprimorar suas habilidades e do seu time de comunicar suas ideias e insights, transformando dados complexos em histórias visuais impactantes.