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Como fazer uma apresentação que fale com todos e com cada um?

Criar uma apresentação que fale com todos e com cada um exige Empatia!
É isso mesmo… é preciso se colocar no lugar da sua audiência para entender as suas reais necessidades, os seus medos e as suas motivações.
A questão é.. Não existe UMA audiência, a não ser que você esteja apresentando apenas para uma pessoa… Se você estiver apresentando numa reunião de 6 pessoas ou num auditório com mais de 500 pessoas, você deve pensar em como levar a mensagem para todas e ao mesmo tempo para cada uma delas.

Cada uma dessas pessoas tem uma experiência e uma história de vida, o que impacta em como elas pensam e se comportam.

Pense o seguinte, se você fosse um cliente escutando uma apresentação de vendas, quais as principais questões que você gostaria que fossem respondidas?
E se você fosse um investidor ouvindo o pitch de vendas de uma start up… Quais as principais preocupações que passariam na sua cabeça?
Ou ainda, um C-level, precisando tomar decisões baseadas em dados. Quais os pontos-chave que precisam ser debatidos?

Ao “ter empatia”, ou seja, se colocar no lugar da sua audiência, você consegue ter um diferencial incrível: a capacidade de antecipar perguntas e colocá-las no seu speech de apresentação.

Pense em como você se sentiria se um orador ou vendedor estivesse compartilhando mensagens e ideias e, conforme as perguntas fossem surgindo na sua cabeça, elas já seriam naturalmente respondidas durante a apresentação. Dá aquela sensação de que: “esse cara sabe o que ele está falando” ou melhor ainda “ ele sabe o que eu preciso!”
Então, check mate! O seu produto ou ideia passa a ter alta chance de ser vendido!

Antecipar respostas numa apresentação gera confiança e credibilidade porque demonstra um profundo conhecimento do assunto e uma preparação meticulosa. Isso transmite aos espectadores a sensação de que o apresentador está totalmente no controle da situação, além de que ele está genuinamente preocupado em fornecer informações completas e claras, contribuindo para uma experiência mais fluida e envolvente para a audiência.

Então, antes de começar sua apresentação, se faça a pergunta: Quem é minha audiência e, com isso, defina personas. Coloque a maior quantidade de informaçoes possíveis sobre as características dessas pessoas, como se fossem seres humanos reais!

Entender, respeitar e colocar as necessidades da sua audiência em primeiro lugar, fará com que os ouvintes criem um laço com confiança com o apresentador, aumentando o engajamento e diminuindo possíveis resistências.